

O presente blogue, dedicado a todos os Bombeiros Voluntários, e em particular aos de Agualva-Cacém, pretende ser um espaço independente, de conhecimento e reflexão sobre temas considerados pertinentes, actuais ou de interesse histórico. Os artigos publicados, firmados numa perspetiva pedagógica, poderão conferir uma análise critica aos temas abordados, traduzem a interpretação e os sentimentos dos autores e, na generalidade, terão uma aplicação universal aos Bombeiros de Portugal.
Nota bene
1. "Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.” (Art. 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos);
2. Todos os artigos publicados neste blogue são fruto do entendimento estritamente pessoal dos seus autores e não podem ser vinculados a qualquer instituição a que estes estejam associados;
3. Tendo em consideração que "Mudar de opinião e seguir quem te corrige é também o comportamento do homem livre" (Marco Aurélio, Imperador Romano), os autores reservam-se ao direito de rever e republicar os seus artigos;
4. Os leitores poderão interagir com os autores, utilizando o email referenciado no blogue;
5. Agradece-se, desde já, o interesse demonstrado pela visita do leitor ao presente blogue;
domingo, 20 de novembro de 2011
Desaparecido nas inundações de 20 de Novembro de 1937

sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Averbamento da menção de "Grupo 2" na carta de condução - Obrigatorio para categoria B (artigo actualizado pelo Decreto-Lei nº 138/2012)
O Decreto-Lei nº 313/2009, de 27 de Outubro de 2009, que aprovou o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 94/2009, de 24.12.2009, para efeitos de avaliação da aptidão física, mental e psicológica, prevista no Código da Estrada, apresenta uma classificação dos condutores em dois grupos. Pertencerão ao Grupo 2 os condutores das categorias C, C+E, D, D+E, das subcategorias C1, C1+E, D1 e D1+E, bem como os condutores das categorias B e B+E, que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros ou de transporte de doentes, entre outros.
Atendendo a que os condutores da categoria B na sua formação nunca foram sujeitos a testes de aptidão física e mental, ao contrário dos das categorias C e D, os que pretendem exercer a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros ou de transporte de doentes têm de, obrigatoriamente, averbar a menção de “Grupo 2” na carta de condução. Já no que respeita aos das categorias C e D este averbamento é facultativo.
"Prevenção e Investigação de Acidentes" - Uma necessidade nos Corpos de Bombeiros
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Estagiários - poderão ou não exercer actividade ou serviço operacional ?
terça-feira, 27 de setembro de 2011
A "categoria" de Estagiário
![]() |
Carreira de Oficial Bombeiro |
![]() |
Carreira de Bombeiro |
sábado, 10 de setembro de 2011
Um vírus a combater
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
A não renovação da comissão do exercício do cargo de comando e a comissão arbitral - que prazos ? *
segunda-feira, 11 de julho de 2011
A Questão Processual do Regulamento Disciplinar dos Bombeiros Voluntários
quinta-feira, 30 de junho de 2011
O início da Secção Desportiva
quarta-feira, 29 de junho de 2011
As sirenes e o Regulamento Geral do Ruído
segunda-feira, 13 de junho de 2011
O uso do cinto de segurança nos Bombeiros
Em Fevereiro de 2010, os bombeiros do Condado de Oklahoma participaram num estudo sobre o uso do cinto de segurança quando se encontravam em serviço[1]. O Condado de Oklahoma é um dos 77 condados do Estado americano do Oklahoma. A sede do condado é Oklahoma City, que é também a sua maior cidade e a capital do estado. O condado tem uma área de 1860 km² (dos quais 23 km² estão cobertos por água), uma população de 660 448 habitantes, e uma densidade populacional de 360 hab/km² (segundo o censo nacional de 2000). Neste estudo, foram incluídos vários tipos de corpos de bombeiros. O seu objectivo foi saber mais sobre a segunda causa de morte em serviço dos bombeiros americanos (line-of-duty deaths – LODDs), os acidentes com veículos (a primeira são os problemas cardiovasculares).